Das Cinzas do Velho, as Luzes do Novo e o Futuro

Atualização: este post deveria ter sido postado no dia 03/01/2012, mas somente hoje, quando fiz algumas pequenas mudanças no visual do mesmo foi que decidi postar.



Mais de um ano se passou desde que postei aqui. Tenho muita coisa para escrever e um tempo tão curto que no momento que abri a página para postar, senti um misto de aflição e medo. Ao longo do post será possível saber os motivos.

Se postasse com uma frequência maior, o post talvez não chegaria a ter o tamanho que terá. A pretensão inicial do post, era apenas de ser um desabafo sobre alguns fatos. Mas final de ano é sempre aquela melosidade com 'repensar', 'refletir', 'revisar' os nossos atos, como se o único momento disponível e possível para se fazer isto no ano fosse agora.

O ano de 2012 foi muita coisa para mim. Foi um período que exigiu mudança de minha parte em muitos aspectos. Consegui realizar alguns pequenos desejos, consegui me virar sozinho em diversas situações, e fui impulsionado para que percebesse que em diversos outros aspectos... eu estava errado. Entendi que as exigências não estavam apenas no âmbito social ou relacionadas com o meu trabalho. Elas também estavam internamente.

Tive a satisfação de participar de excelentes debates, com pessoas incríveis.
Presenciei muitas mudanças. Conheci pessoas incríveis. Aprendi mais do que ensinei. Briguei e fiquei muito chateado com muitas pessoas. Mas revi a história e percebi que muitas vezes eu estava bem errado. Em outros casos certamente o errado não era eu, sinceramente, mas é melhor reatar do que remoer algumas mágoas. Não sei quem disse isso, mas recordo: 'A vida é água, não pedra', no sentido de que algumas coisas devem ser deixadas passar, fluir.

O ano também levou um ente da família, o muito tranquilo seu Hilton.

Tive o prazer de conhecer (finalmente!) duas pessoas que me aproximei muito por conta dos assuntos em comum, o Anderson S. (Mephisto) e o Renato B. (Zu Sabasius). Sei que, novamente, a questão do meu comportamento e da minha timidez e isolamento tenham sido o destaque, mas espero retonar mais vezes às terras quentes de Teresina. Tive a oportunidade de conhecer um pouco mais da personalidade marcante e sutil, embora bem presente, do Anderson e ver como o Renato é proeficiente com as cartas. Conheci também a Laís, Zorba, a Ana, o tio (Wendell), a vó e o vô e o irmão do Anderson, todo mundo pessoas muito interessante.

2012 também foi o ano em que a filha do meu irmão nasceu. Alegria para a nossa família, especialmente para os mais velhos, como as tias e os meus pais. Finalmente subiram na hierarquia e agora se tornam vovô e vovó, rs.

Foi um ano de oportunidades, especialmente para minha irmã. Ela veio morar comigo, viu e soube como é a vida em uma cidade grande, como é viver sozinho sem o olhar presente dos pais e também percebeu o que é a vida de universitário. Talvez ela tenha ficado um pouco assustada e tenha decidido regredir. Trocamos alguns e-mails e deixei claro que respeito qualquer decisão dela.

Fiz minhas tentativas também. Tentei por três vezes ingressar em instituições públicas de ensino, mas infelizmente não tive tanta sorte. Não tive tanto tempo para me dedicar aos estudos.

Tive minhas aproximações e distanciações, mas acredito que todas necessárias para um tipo de aprendizado.

Não há como esconder que não tenho muita afinidade com as festividades de fim de ano. Hm... deixando de forma mais clara: não tenho muita afinidade como as pessoas se comportam durante essa época do ano. Sempre gostei muito de ver a família reunida, mesmo que ano após ano o encantado das festividades tenha desaparecido. Tenho saudades de quando acordava cedo para decorar a árvore com as bolinhas de vidro e vê-la repleta de luzes piscantes, de ficar até tarde da noite, com as luzes apagadas vendo aqueles pequenos vagalumes de várias cores...

E agora, quando todo este encanto se dissipa para despertar em um outro momento, faço minhas promessas e meus pedidos para 2013, para este novo ano.

Prometi que me dedicaria mais aos estudos, seja qual for. Especialmente aos meus estudos espirituais, bem como aos estudos universitários. Decidi melhorar como pessoa e me 'abrir' mais as pessoas. Decidi que me aproximarei mais daqueles que amo e decidi que também honrarei aqueles que amo e já se foram.

Decidi que vou aprender muito mais este ano e vou me aproximar de outras pessoas. Decidi que vou manter uma atividade física regular, seja andar, nadar ou qualquer outra. Prometi me dedicar ao amar, tanto o eu-próprio quanto o eu-outro. Que vou me esforçar para ser mais ao invés de ter mais.

E desta forma, construir um novo futuro. É hora de sair da estagnação e fazer com que a roda encontre o seu movimento, em um ritmo acalentado pelo querer e pelo fazer, pelo esforço e coragem.

E que assim seja, meu amado ano novo!

Amém!

This entry was posted in ,,. Bookmark the permalink.

Leave a Reply